sábado, 7 de fevereiro de 2009

Projeto do MIT quer fazer da internet nosso "sexto sentido"

Estudantes do Media Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) desenvolveram um sistema vestível que transforma qualquer superfície em uma tela interativa. O usuário pode evocar dispositivos virtuais e dados da internet e dispensá-los como fumaça depois de usá-los. O projeto foi mostrado no TED (Technology, Entertainment, Design), conferência anual nos Estados Unidos, de acordo com o blog Wired. Patti Maes, do grupo de Interfaces Fluidas do laboratório, disse que a pesquisa está focada na criação de um novo "sexto sentido" digital para humanos.

No mundo tátil, ela explicou, usamos nossos cinco sentidos para captar informações do ambiente e responder a ele, mas muitos dos dados que nos ajudam a entender e responder ao mundo não vêm destes sentidos, mas de computadores e da internet. O principal objetivo do projeto é aproveitar os computadores para nos alimentar com informações de uma maneira mais orgânica, como os nossos sentidos o fazem.

O protótipo foi construído a partir de uma webcam comum e de um projetor pilha unido a um espelho, tudo conectado a um celular ligado à internet. O dispositivo, que tem custo total inferior a US$ 350 (pouco menos de R$ 800), permite ao usuário projetar toda a informação do celular em qualquer superfície - paredes, o corpo de uma outra pessoa ou até mesmo na palma da mão.

Na palestra, Maes mostrou um vídeo em que seu aluno Pranav Mistry - apresentado por ela como "o cérebro por trás do projeto" - utiliza o dispositivo, pendurado ao pescoço como um colar. A câmera distingue seus dedos em função dos marcadores coloridos (azul, verde, vermelho e amarelo) colocados em cada um deles, e reconhece os movimentos da mão com um software criado por Mistry.

Os gestos podem ser simples, como usar os dedos e polegares para criar a figura de um frame, mostrando à cãmera que ela deve tirar uma foto, que é salva no celular. Quando Mistry volta ao laboratório, projeta as imagens em uma parede e começa a trabalhar no 974429-6054-it2tamanho delas. O vídeo mostra ainda Mistry segurando um jornal no metrô: enquanto lê o jornal, ele projeta sobre a página um vídeo que dá mais informações sobre o tópico que ele está lendo.

Maes e Mistry, segundo a Wired, vêm trabalhando no projeto há quatro meses, dia e noite, e registraram uma patente sobre ele. O grupo de Maes no MIT inclui outros sete estudantes.

A primeira apresentação pública do projeto ocorreu no TED, embora o grupo esteja longe de criar um produto comercialmente viável. Mas Maes disse que estão realmente empologados com o seu potencial. Recentemente, o grupo soube que fabricantes de celular têm planos de lançar aparelhos com projetores integrados, o que simplificaria ainda mais o sistema criado por eles.

O TED é uma conferência que se realiza nos Estados Unidos desde 1984, para apresentar, compartilhar e debater idéias em torno dos três temas - tecnologia, entretenimento e design. A edição deste ano termina neste sábado. O site oficial (em inglês) tem informações, fotos e vídeos, e pode ser acessado pelo atalho http://tinyurl.com/94wt5p

(Comentário)

Mais uma grande descoberta no mundo da tecnologia, ter a informação cada vez mais presente em sua vida onde quer que você esteja não tem preço. Muitos dizem que o avanço da tecnologia vai tornar o ser humano cada vez mais sedentario, isso de fato ocorrerá, mas apenas com pessoas que não sabem usar a tecnologia a seu favor, até porque uma pessoa informada não é aquela que obtem varias informações se fosse assim livros e revistas tomavam café da manhã(rsrs), uma pessoa informada é aquela que põe em pratica seu conhecimento. Portanto não deixemos que os avanços tecnologicos sejam nossos vilões, pelo contrario, lutemos por eles com a força da nossa saúde e a capacidade da nossa mente, sempre!

Deixe também a sua opinião caro internauta! Agradeço desde já!

2 comentários:

Você foi indicado para participar do movimento, “ jovens que pensam”. Confira aqui as regras…!t

Rapzz ..daqui de um tempo estaremos vivendo os filmes que sempre vemos.. interessantíssimo ;) ..